Fisioterapia melhora coordenação motora e equilíbrio em idosos

fisio-cursos-fisioterapia-idosoO aumento da expectativa de vida deve alterar as condições de saúde da população e quem já vivencia a terceira idade tem redobrado os cuidados com a mente e o corpo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2000, o Brasil contava com aproximadamente 15 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos, o equivalente a 8,6% da população. A tendência é de que nas próximas décadas este processo se intensifique. Estima-se que em 2050 o país registre uma população de 64 milhões de idosos.

Áreas da saúde como a fisioterapia ajudam esse público a adicionar mais qualidade de vida em seu cotidiano. De acordo com a fisioterapeuta do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Ana Flavia Molinari, é essencial que o idoso desenvolva diversas atividades que estimulem a parte física e mental.

“Deve existir o cuidado com a mente e com o corpo. Fazer palavras cruzadas, por exemplo, é um ótimo exercício para manter o cérebro ativo. Nesta idade exercícios de equilíbrio e que mantenham a parte motora estimulada são fundamentais”, destacou Ana Flavia.

As atividades para quem já passou dos 60 anos devem conter alguns cuidados.

“São indicados exercícios na água, devido ao menor impacto. O Pilates também é uma excelente opção. É importante que o idoso passe por uma avaliação médica que irá delinear o que é mais apropriado para cada pessoa”, afirmou a fisioterapeuta.

A fisioterapia auxilia na melhora de problemas como perda de equilíbrio, labirintite, diminuição de força, coordenação motora, entre outros.

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros fica na Avenida dos Tarumãs, 995, Centro, Sinop (MT). Mais em www.hospitaldoispinheiros.com.br.

Fonte: http://hospitaldoispinheiros.com.br/diagnostico-por-imagem/noticias/23244/